LinkedIn Como Funciona: Como Usar Para Vender Como Afiliado

linkedin como funciona

 

LINKEDIN | QUAIS ESTRATÉGIAS DEVO SEGUIR ?

 

1 – Atualize semanalmente o seu perfil pessoal

238 milhões são os utilizadores no LinkedIn hoje. Como seus potenciais clientes podem te encontrar? Por isso, o perfil do LinkedIn deve conter informação relevante sobre a sua atividade e atividade da sua empresa e deve ser personalizado e otimizado diariamente…

 

  •  Utilize palavras-chave fortes para o seu negócio no Título Profissional, Resumo, Cargo Atual e Anteriores e nas suas Especialidades;

 

  • Indique a proposta de valor da sua empresa aos seus clientes – Identifique claramente na seção Resumo qual a área de negócio da sua empresa e o que oferece;

 

  •  Indique como podem chegar até si rapidamente – Ofereça o seu contacto de e-mail e/ou telefone na seção Resumo, de Informações de Contacto e de Dica a seguir para entrar em contato com Nome;

 

  • Reforce a sua imagem de vendedor credível – Adicione Competências e especialidades ao seu perfil e solicite Recomendações a colegas de trabalho, clientes, fornecedores e parceiros;

 

  • Adicione websites relacionados com a empresa. Pode colocar até 3 websites – por exemplo: Website da Empresa; Websites dos produtos; Blogue da Empresa;

 

  • Partilhe artigos e notícias interessantes que podem interessar à sua rede de contatos. Se o material for escrito por você e tiver sido publicado num canal com boa reputação é ainda mais eficiente. Defina a regularidade com que faz essa comunicação;

 

  • Adicione apresentações através do SlideShare – Catálogos, flyers, portfólios, demonstrações de produtos ou serviços, estudos de caso, entre outros que expliquem de forma simples e rápida o que a sua empresa tem para oferecer.

 

2 – Mantenha sua rede de contatos forte

Sabia que o LinkedIn tem um alcance geográfico de 200 países? Aproveite este fato para se conectar a pessoas reconhecidas e aumente a sua credibilidade junto dos potenciais clientes. Neste ponto, é muito importante ter em conta como fazer os convites. O LinkedIn solicita sempre qual a nossa ligação à pessoa a quem enviamos o convite. O importante é indicar a opção mais correta – e nunca selecionar a opção de colega ou amigo para quem ainda não conhecemos.

 

  • Pesquise amigos em comum, conexões do trabalho, assuntos de interesse, grupos de discussão, universidade, eventos em que esteve presente, entre outros. Algum destes contatos podem ajudar a humanizar o contato;

 

  • Defina no seu plano um número de convites a enviar por semana – mas nunca exagere no número de convites enviados! O LinkedIn vai retirar-lhe permissões de convites se receber demasiadas devoluções de convites ou demasiados utilizadores que reportaram não o conhecer;

 

  • Responda sempre aos convites que lhe forem enviados. Mantenha um template preparado com a informação que pretende dar no primeiro contacto.

 

Estratégias:

  • Partilhe o endereço (Personalizado!) do seu perfil na sua assinatura de e-mail e no cartão de visitas;

 

  • Adicione todos os seus clientes, parceiros e fornecedores à sua rede LinkedIn;

 

  • Teve uma reunião com um potencial cliente? Convide-o para a sua rede – isto irá permitir cruzar as redes e encontrar afinidades importantes para aumento da credibilidade de ambas as partes;

 

  • Adicione os amigos da universidade e colegas de outros empregos;

 

  • Aproveite os contatos feitos em cursos, conferências e outros eventos do sector;

 

  • Adicione os contatos feitos nos grupos do próprio LinkedIn;

 

  •  Nunca queira vender produto / serviço ao primeiro e-mail – tente criar algum tipo de relação primeiro;

 

  • A mina de outro de qualquer negócio está na sua rede de contatos! Naturalmente, não quererá que lhe roubem os seus os cliente atuais e potenciais. Concorda? Então nas definições, oculte a sua rede de contactos dos outros utilizadores!

 

3 – Acompanhar, pesquisar e seguir empresas!

Sabia que existem mais de 3 milhões de páginas de empresas? E que 1,2 milhões de produtos e serviços já são apresentados no LinkedIn? Aproveite estas funcionalidades e faça o mesmo que esses 3 milhões! Estratégias:

 

  • Crie a página da sua empresa no LinkedIn, adicionando as informações institucionais;

 

  • Adicione os produtos e serviços da empresa e identifique as pessoas chave que podem responder pelos diferentes produtos;

 

  • Solicite aos seus clientes que recomendem esses produtos e serviços;

 

  • Siga outras empresas concorrentes e/ou clientes atuais e potenciais;

 

  • Pesquise outras empresas, recorrendo aos 7 Filtros de pesquisa avançada – Após identificar as empresas, pode ver com quem está conectado e qual a pessoa que pretende contatar – o decisor!

 

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4 – Participar em grupos

Os grupos do LinkedIn são o ponto de encontro com outros profissionais. Sabia que existem mais de 2 milhões de grupos? Estratégias:

 

 

  • Adira a grupos do seu interesse/sector – Um utilizador básico do LinkedIn pode aderir no máximo a 50 grupos;

 

  • Selecione os grupos por localização geográfica, por área de interesse, onde acredita estarem os seus potenciais clientes, com um elevado número de utilizadores;

 

  • Crie grupos na sua área de negócio – A não ser que seja uma empresa de renome, não crie grupos com o nome da empresa! Isto poderá limitar o interesse dos potenciais participantes;

 

  • Crie e participe discussões nos grupos – Procure manter-se atualizado sobre o que acontece na sua área de atuação, leia material especializado, procure a opinião de especialistas e fale sobre esses assuntos novos no grupo;

 

  • Partilhe eventos, notícias e empresas/vagas de interesse para o grupo – Isto irá atrair visitantes ao seu perfil;

 

  • Mantenha a frequência – Não se esqueça que a sua marca não se constrói num dia! Não adianta criar um tópico ou fazer comentários uma vez por mês. Manter uma consistência semanal pode torna-lo um influenciador dentro do grupo.

 

  • Promova algum produto ou serviço – Mas lembre-se que os grupos não são espaços para fazer spam. Utilize os locais apropriados dentro dos grupos para este efeito. Não tem? Recorra às mensagens privadas!;

 

  • Pesquise outros membros nos grupos que possam ser potenciais clientes – pode pesquisar pelo nome da pessoa, nome da empresa, país, especialidade, entre outros.

5 – Prospecção de clientes

Sabia que 27% dos utilizadores acedem diariamente ao LinkedIn? E que cada utilizador investe em média 17 minutos por mês na rede? Aproveite bem estes dados e comece a trabalhar os seus contatos! Estratégias:

 

 

  • Crie uma short list de potenciais clientes dentro da sua rede de contatos e analise a sua atividade. Deverá ter em conta 3 aspetos:
    • Informação atualizada e coerente;
    • Número de contatos;
    • Presença em grupos.

 

Estes elementos vão ajudá-lo a melhorar a sua abordagem no contacto com o utilizador.

 

  • Utilize diversos filtros e aperfeiçoe a sua pesquisa o melhor possível – e tenha sempre em conta que as pesquisas para contas básicas apresentam apenas 100 resultados! Por isso, vá utilizando diversas formas de filtragem;

 

  • No perfil do potencial contacto, consulte o menu ”As pessoas também viram…”. Vai encontrar outros perfis similares!;

 

  • Identifique o melhor momento para contatar o potencial cliente – O LinkedIn mostra-nos o momento exato das atualizações dos nossos contatos, permitindo identificar em que horários o contacto está, geralmente, disponível. Pense que se o contacto está nesse momento a comentar em grupos ou a atualizar o perfil, muito provavelmente estará disponível para ler a sua mensagem ou atender o seu telefonema.

 

6 – Gestão de relacionamento com o cliente

O conceito de fidelização de clientes é muito mais do que do que a sua satisfação – fidelização implica uma relação duradoura! Quando um cliente é fidelizado por um vendedor, ele passa a ser um contato pessoal e há grandes possibilidades de que ele nos indique antes mesmo de indicar a nossa empresa. Estratégias:

 

 

  • Crie uma relação de confiança – Analise o que os seus clientes publicam, comente as suas publicações, participe nos mesmos grupos, indique-lhes material interessante e peça-lhes recomendações;

 

  • Recomende os seus clientes nas áreas em que são especialistas – Isto ajuda a estabelecer uma relação de respeito e de confiança;

 

linkedin como funcionaLINKEDIN EM NÚMEROS

O Brasil já é o terceiro maior mercado em números de usuários do LinkedIn, atrás apenas dos Estados Unidos e da Índia.

Fundado em 5 de Maio de 2003

O escritório no Brasil foi inaugurado em 2011

11 milhões de usuários no Brasil

238 milhões de usuários ao redor do mundo

Valor de mercado US$ 8 bilhões

O perfil mais popular é o do Presidente Barack Obama

A página brasileira com mais seguidores é a Petrobras

 

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1 Comentário

  1. AND C disse:

    Bom artigo parabéns pelo trabalho, eu sei como as vezes é trabalhoso desenvolver um bom artigo e ter que compartilhar de graça. Abraço.